segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VERDE, QUE TE QUERO, VERDE...

MEU BERÇÁRIO DE ÁRVORES...

Hoje a natureza ganha de mim 3 árvores:dois abacateiros e uma mangueira.
Resultado de dois caroços de abacates e um de manga, que antes foram deliciosa
guacamole.Ou fatias de manga na salada de rúcula.Com queijo gorgonzola para dar mais sabor.Faz e me diz. Hummmmm!

Plantei-as na terra, na praça em frente à minha casa, depois de um longo tempo de germinação e cuidados como se fossem bebês.E foram meus, sim.
Acompanhei seu crescimento, observei cada centímetro a mais, curti cada folhinha se abrindo, tenras, brilhantes.Tudo registrado em fotos.
Tenho tempo sobrando...gosto de usá-lo assim.
Agora pertencem à praça, serão públicas.

Fiz isto porque não tenho muito espaço em meu quintal.
E acho isto muito bom, porque em casa, se um dia eu vender, pode ser que o novo dono venha a cortá-las...(tem muita gente capaz de cortar uma árvore, uns insanos...) e eu jamais saberia de seu fim.Meu amigo Alentejano I foi quem me alertou para esta possibilidade.
Ele tambem planta as arvores em praça perto de sua casa, com medo que alguem, um dia, dê cabo delas.
Na praça, não correrão perigo.Elas ficarão por ali, crescerão, ficarão frondosas, darão sombra, flores, frutos...
Terão crianças brincando em seus galhos, apanhando abacates e mangas, e não vai demorar muito.Acredito que em 3 anos verei a cena, se estiver por aqui. Espero estar, porque morrer não está em meus planos tão cedo.

Já plantei limoeiro, pitangueira, amoreira, flamboyant, falsa figueira, tudo está dando flores e frutos, para deleite das aves que habitam por aqui.
E são muitas.Uma infinidade de sanhaços, beija-flores, trifelas, sabiás, bem-te-vis, rolinhas,
periquitos, corruiras e pardais...Ah, e Dona Coruja e Senhor Gavião. Os respeitados do pedaço.Quando estão por perto, silencio total...nem um pio.
A praça é imensa...acompanha o comprimento da rua...e agora, depois da reforma, ganhou mais espaços de plantio.A terra está úmida e fértil.Esperando as sementes.

Nenhuma semente será jogada fora.Todas serão plantadas.Primeiro em vasinhos, depois no chão. Será meu compromisso, doravante.
Hei de ver esta praça se transformar em pomar.
Deixarei como herança aos meus descendentes.
Quero imaginar meus netos passar por elas e dizer, um dia, depois que eu me for:
- "Foi vovó quem plantou...ela amava a natureza.

(Em breve, no começo de 2010, estarão em tempo de plantio os ipês amarelos,
as goiabeiras e as laranjeiras.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário