sexta-feira, 27 de novembro de 2009

TWITTER ...E VERÍSSIMO...ORA, VIVAS!!


Estou no Twitter.
No começo achei meio sem graça, meio sem gôsto, meio patético.
Não sabia pra que, nem porque estava lá.Estava porque devido ao meu vicio (assumido!) estou ligada a todas as novidades que se me apresentem.Meu amigo Alentejano2004 me deu a dica, depois de algumas twittadas pra mim.Quiz xecar, quiz entender.Gosto de conferir.
Depois, se não gosto, encerro a conta. Afinal, basta um clic e pronto.Tá feito.Simples que só.
Mas antes que isto acontecesse, descobri um lado bom ( e sempre tem um) do Twitter.
À parte as abobrinhas, as twittadas só pra dizer algum impropério, as twittadas para cutucar os amigos, descobri no twitter uma coisa formidável.
Sabendo escolher os "perseguidos", você tem algo inusitado:- como ler, quase em tempo real, on-line, o que seu autor (adorado, diga-se de passagem) escreve.
Lí há pouco cada twittada do Veríssimo, meu amado, meu ídolo literário, meu "perseguido" há muito tempo, e não só agora, no Twitter. Adoro ( e tenho) seus livros.Não todos, mas uma boa parte deles.(Que não empresto, nem adianta me pedir!)
Sou franca em dizer:- me emocionou, de fato.
Estar tão perto dele, e poder "saborear" em primeira mão esta crõnica deliciosa sobre o natal, foi pura emoção.
E como não sou egoista e não guardo as coisas só pra mim, copiei aqui para este blog.
E compartilho com quem, como eu, gostar do Veríssimo.


"Natal é uma época difícil para cronistas.
Eles não podem ignorar a data e ao mesmo tempo não há mais maneiras originais de tratar do assunto.
Os cronistas que estão no métier há tanto tempo - que ainda usam a palavra métier- já fizeram tudo que havia para fazer com o Natal.
Já recontaram a história do nascimento de Jesus de todas as formas.

Versão moderna :-(Maria tem o bebê numa fila do SUS)
Versão coloquial :- ("Pô, cara, aí Herodes radicalizou e mandou apagá as pinta recém-nascida, baita mauca")
Versão socialmente relevante:- (reis magos são detidos pela polícia a caminho da manjedoura, mas só o negro precisa explicar o q tem no saco)
Versão on-line:- (jotace@salvad.com.bel conta sua vida num chat)

Papai Noel, então, nem se fala.

Eu mesmo já escrevi a história do casal moderno que flagra o Papai Noel deixando presentes sob a árvore de Natal e corre com o papai noel.
Querem criar o filho sem qualquer tipo de superstição.
Poucos cronistas estão inocentes de inventar patéticas cartas fictícias com pedidos para o Papai Noel.
Já fomos sentimentais, amargos, sarcásticos e blasfemos, já fomos simples ou pretensiosos - não há mais nada a escrever sobre o Natal!

Espera um pouquinho. Tive uma idéia.
Uma reunião de noéis! Noel Rosa, Noel Coward e Papai Noel.
Acho que sai alguma coisa...
Noel Rosa, Noel Coward e Papai Noel estão reunidos...onde?
Na mesa de um bar? Papai Noel não freqüenta bares para não dar mau exemplo.
Pelo menos não com a roupa de trabalho.
No Pólo Norte? Noel Coward, acostumado com o inverno de Londres,talvez agüentasse, mas Noel Rosa congelaria.
Não interessa onde é o encontro.
Uma das primeiras lições da crônica é: não especifica.
Noel Rosa, Noel Coward e Papai Noel estão reunidos em algum lugar.
Os três conversam.Papai Noel cofia a barba.
Ninguém sabe, exatamente, o que é "cofiar", mas é o que Papai Noel faz, enquanto Noel Coward olha em volta com evidente desgosto.
Esquece. Não há mais nada a escrever sobre o Natal."
(Luis Fernando Veríssimo)

Foram 20 twittadas.E me convenceram que o Twuitter é uma coisa deliciosa.
Só por esta crônica de Veríssimo, já valeu estar lá.
Sigo "perseguindo"!!!



Um comentário: