sábado, 31 de julho de 2010

OS LIVROS DO MEU AMIGO JOSÉ MOREIRA


Em setembro do ano passado, quando fiz 60' e estava mesmo bem "tramada",
recebi um email de meu amigo José Moreira, escritor, que foi post do meu blog,na época.
Uma mensagem linda, até amenizou o peso que estava sentindo ao entrar para o rol dos sexagenários. (ver arquivo setembro 2009 "Meu amigo José Moreira)
Ilustrei o post com os dois livros que ele tinha escrito, na época:-
"O retrato de Judite" e " Não há crimes perfeitos".
Pois bem, agora tem mais um:
"Enquanto as armas falavam".
Dos 3,só li "O retrato de Judite"que José gentilmente havia me enviado por Doc. para eu ler no PC. Li e amei. José escreve muito bem, é perspicaz, ágil, de um humor ferino mas refinado, e acima de tudo tem estilo próprio.
E não estou rasgando seda, não.É verdade.
Se o lerem, e espero que o façam, vão comprovar.
Acontece que eu queria os livros para mim, queira comprá-los, nada se compara ler
um livro folheando suas páginas, sentindo o cheirinho, molhando o dedo com saliva para virá-las.
E depois de lê-los, tê-los à sua vista, fazendo parte de sua biblioteca, mesmo sendo pequena, como a minha, para uma releitura posterior.
Quando gosto sempre leio mais de uma vez.
Por conta disto, tentei de todos os modos importar estes livros.
Mas não consegui. Foi em vão.
Como fui pra Lisboa, lá tambem procurei em toda livraria que passava, mas nada de achar.Esgotaram-se todas as edições (coisa boa para meu amigo, mas ruim pra mim).
Só no Porto ainda havia um exemplar de "Não há crimes perfeitos", mas levaria uma semana para chegar, disse-me o vendedor.
Oras, em uma semana eu já estaria em Atenas...Esquece...
Na época do lançamento dos livros José sempre se ofereceu para envia-los para mim por via correio, mas eu nunca aceitei, queria por que queria comprar, sempre achei que a maior homenagem que fazemos a um autor é comprar o seu livro.
Quando voltei para Sampa, num e-mail comentei o fato com José:

"Procurei teu livro pelas livrarias, está mesmo tudo esgotado.
Vamos torcer para outra edição, com certeza vai ser feito outra.
E se tiver, guarda os tres pra mim, ano que vem eu pego contigo"

E ele me respondeu com este:

"Só duas palavras, para te informar que hoje mesmo mandei os livros pelo correio. Foram três (tantos quantos os que eu escrevi), e só espero que os recebas em boas condições. E que, depois, te divirtas muito a lê-los."

Bem, depois disto, era só isso que eu podia responder:

"... vou aceitar tua gentileza, porque já vi que só assim, mesmo, vou ter o privilégio de ter um livro teu para ler como gosto...sentindo o cheiro, sentindo a textura...passando saliva no dedo para folhear as páginas...porque é assim que gostamos, né?"

Pra encurtar a história, ontem chegaram os livros de José Moreira.

Nem dá pra falar da minha emoção quando os peguei em minhas mãos...
...tudo que eu disser será pouco perto do que senti.
Era algo que lutei muito para conseguir, mas só o gesto dele pode me dar o prazer de.
Obrigado, amigo...adorei mesmo o presente...agora agradeço publicamente.
Nem sei como te retribuir...vou ter que pensar como.
Será minha ocupação de agora em diante.
Sabes como adoro tua escrita, teu estilo, sou tua fã de carteirinha, mesmo.
Faço a maior propaganda de ti pra todo mundo que conheço, sempre digo do
meu amigo escritor.
Tenho mesmo orgulho em dizer que sou tua amiga.
Porque reconheço teu valor como escritor que és.
E os dois prêmios que recebestes em 3 livros que escrevestes te dá credencial.
Agora vai ser ainda melhor, porque vou poder mostrar teus livros...até emprestar, se for o caso, (não gosto muito, porque tenho que ficar cobrando a devolução...) e deixar que todos vejam como meu amigo escreve bem, como é bom no que se propõe.
Acho que devo compartilhar esse prazer.
Claro que depois peço o livro de volta, nem tenhas dúvidas.

Bem, só me resta agradecer mais uma vez tua generosidade.

Adorei..adorei...adorei...
A Dora ADOROU mesmo!!
Te adoro!
Um beijo grande, és um querido!

Um comentário:

  1. Ai, Garota!!! Assim, não dá. Fico envergonhado, com tudo isso que dizes a meu respeito. E não é por nada, é que se continuas, eu acabo por pensar que sou assim mesmo. Depois, ninguém vai poder suportar a minha vaidade. E sabes que a vaidade (soberba) é pecado, e eu não gosto de pecar.
    Já agora: a maior homenagem que se pode fazer a um AUTOR (eu não me considero escritor, já to disse) não é comprar os livros; isso é uma homenagem ao bolso. A melhor homenagem que alguém pode fazer-me, é LER os meus livros. Nem que seja para, no fim, dizer "Que besteira!" Mas leu.
    Uma beijoca.

    ResponderExcluir