quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

TER OU NÃO RELIGIÃO


Hoje quero falar de um tema que cria muitas polêmicas sempre que vem à baila.
TER OU NÃO TER RELIGIÃO.
Já de pronto aviso aos desavisados que não tenho desde que saí de um colégio de freiras quando fazia o ginasial em meados dos anos 60'.
Foi tanta reza, tanto santinho, tanta novena, tanto terço,tantos rosários...
Explicando melhor, rosário são as rezas de 3 terços.
Para os que não sabem, rezar um rosário significa rezar 150 Ave-marias e 15 Pai-nossos.
Toda a via -sacra.
Cinco mistérios gozozos...cinco dolorosos... e cinco gloriosos.Haja mistério...
É reza pra não acabar mais.Reza "pra mais de metro".
Dá pra entender, agora, porque diz-se que um chororó é o mesmo que um
"rosario de lágrimas".
Chorei muitas vezes este rosário, porque esta reza era antes do jantar, às 6 da tarde, quando os estômagos estavam "berrando" de fome.
Mais de uma vez cheguei a desmaiar no banco da capela de fraqueza.Uma tortura.
Mas não foi só por isso que deixei de ser religiosa, não.
Muitas coisas mais foram responsáveis pelo meu afastamento.
Mais sérias, que envolviam a questão de acreditar ou não nos dogmas que nos impunham.
A bem da verdade sempre fui rebelde, e não me contentava a explicação que davam:
-É DOGMA E PONTO!
Tem que acreditar sem muitas perguntas.Mesmo porque não teriam respostas.
Ou se acredita, ou se é expulso, excomungado, execrado.Ovelha negra.
Como não dou a mínima para este tipo de coisa, nem fui expulsa nem excomungada.
Simplesmente saí fora.
A partir dali segui a vida à minha maneira:- sou do bem, faço o bem.
Acho que é a coisa mais importante.
Bem ou mal, você escolhe.Independe de religião.
Mas nunca fui contra ou contestei quem adota, quem pratica...
Casei na igreja, batizei meus filhos pra não contrariar as familias, afinal, porque não???
SE BEM NÃO FAZ, MAL TAMBEM NÃO.
Mas aos meus filhos NUNCA ensinei absolutamente NADA sobre as religiões.
NUNCA ajoelhei com eles pra rezar o "santo anjo do senhor".
Sempre deixei para que eles pesquisassem e seguissem o que quizessem.Nunca interferi.
Nunca aconselhei.Nem contra nem a favor.
Não creio em rezas.Não creio em nada.Sou completamente agnóstica.
Digo às vezes que sou atéia, mas nem isso sou, porque não tenho certeza de nada.
Os ateus afirmam categóricamente que DEUS NÃO EXISTE.Eu não digo.
Se deus existe, se não existe, não me diz respeito, não me interessa.
Pra mim deus é força de vida, energia, inexplicável.
"Luminosa, imperscrutável"...como afirma minha autora preferida, Lya Luft.
Fico de fora da discussão.As religiões ou a ciência que expliquem.
A mim até agora não explicaram nada.Sigo questionando.
A bem da verdade não estou nem um pouco preocupada com o que vim fazer nesta terra nem com o que vai acontecer comigo quando eu morrer.
VIVO, simplesmente.Em plenitude.E amo.
Não me ponho rótulos.Acho isto tolice.
Procuro ser sempre ética, ter compaixão humana, humildade, bondade.
Ver um irmão em meu semelhante.Amar o próximo.
Claro que com todas as falhas inerentes do ser humano, porque somos seres humanos passiveis de falhas.Não há como fugir disto.
Cansei de procurar explicações para o inexplicável da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário