quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

DE VOLTA PRO ACONCHEGO...


Estou saindo de cena.
Dando um tempo por aqui...dando um tempo em minha vida... dando um tempo pra mim.
Vou pro nordeste, mais precisamente pra Pernambuco, pra minha terra querida.
Claro que tudo é Brasil, mas meu Pernambuco tem um sabor peculiar.
Sabor de terra, de chão, de gente.
Diz-se que os pernambucanos são os brasileiros mais orgulhosos dos brasileiros.
Deve ser verdade, em termos.
Mas não acredito que seja orgulho.
É mais um sentimento de amor àquele pedacinho de chão.Chão sofrido, rachado pelas secas que
devastam tudo, matando homens e animais.
Caruaru.Minha cidade.Agreste pernambucano.
Só quem viveu pode sentir sua agrura e seu encanto.E eu vivi.E carrego comigo todas as sensações marcadas em minha alma de nordestina nata.

Tanto tempo sem ir lá...tanto tempo...
Perdi a conta dos anos.
Vim pra são Paulo aos 9 anos. Casei aqui, tive filhos paulistas.
Adoro São Paulo, é minha cidade do coração.
Mas agora volto.Volto pro meu sertão.
Quero rever lugares de minha infãncia, trazer à memória um tempo vivido onde a única coisa importante era saber que bicho a avó tinha caçado para o jantar.
E que bela caçadora, a vó Nina...nunca nos decepcionou.
Sempre trazia umas rolinhas(tadinhas!), uns tatus, uns calangros (meus charás...) umas ticacas, espécie de gambá que fedia pra caramba quando cozinhavam.
Ninguem ligava pro fedor. A fome...
As cobrinhas não escapavam, tambem.Vez em quando ia uma pra panela. com leite de côco e coentro.Sabor de peixe...
Posso dizer que até era bem gostoso o quitute...
Minha avó era excelente cozinheira, e se ela cozinhasse pedra, até isso seria bom.Danada!
Estas lembranças povoam minha memória, e quero, voltando ao lugar, avivá-las.
Quero subir os lagedos, beber água das caçambas, comer um queijo de qualho frito no café da manhã.Cuscus, tapioca, xerem...
Voltar pro meu sertão vai ser muito bom!
Eu vou, mas volto. Me espere!





Nenhum comentário:

Postar um comentário