domingo, 27 de março de 2011

O CAMINHAR E O MERGULHO NO "AGORA"...


O CAMINHAR E O MERGULHO NO AGORA.

Dada a realidade em que vivemos, onde as pressões e as exigências do dia a dia nos faz desconectar de nosso sentimento e emoções, perdemos muito da nossa capacidade perceptiva.
Desconectados do sentir com o pensar e o agir, fica difícil manter a coerência em nossas atitudes.

Metaforicamente, pode-se dizer que apresentamos três formas de caminhar. A primeira, o caminhar melancólico, relaciona-se com um estilo de vida onde predomina-se a tristeza, um sentimento relacionado com o passado. Outra, é o caminhar angustiado, um caminhar inseguro, devido a uma grande expectativa de que algo de ruim venha nos acontecer. E a terceira, é o caminhar ansioso, acelerado, com pressa de chegar.

Como se vê, caminhamos muito pouco no espaço do agora.

Necessitamos de um caminhar integrado que só conseguiremos estabelecer ampliando a consciência em nossa corporeidade, em nossa respiração, em nossas sensações e sentimentos que emergem continuamente do momento presente.

O grande beneficio de aprender a focar no agora, é que deixaremos de sofrer com fatos que aconteceram ou que imaginamos que vá acontecer.

Todos estes tipos de caminhares relaciono com um modo muito sério e exaustivo de se levar a vida. Seriedade não significa ser inflexível, rigoroso e avesso a um modo leve e lúdico de viver. Podemos ser sérios, mas ao mesmo tempo descontraidos e expontâneos.

Todas as vezes que você se perceber caminhando fora do tempo presente, dê-se a chance de banhar nas águas do agora, mergulhar sem medo, de corpo e alma, nas possibilidades prazerosas que a vida nos oferece.

Significa um mergulho naquilo que a cultura chama de irresponsabilidade, e que prefiro dizer fluidez na vida.

Claramente falando, ser irresponsável é permitir-se, vez em quando, aos erros, a rir por bobeira ou a gargalhar por um bom motivo, a andar descalço, a sair sem rumo, a fazer uma viagem não programada, a arriscar a declarar o seu amor ou um pedido de desculpas com todos os riscos e consequências, a se dar a oportunidade de uma roupa ou um corte de cabelo diferente, a deixar que os outros façam por você...

Ao emergir deste mergulho por estas temidas “águas proibidas”, você sentirá o frescor e a leveza na forma de ver a si mesmo e à vida, fazendo potencializar a energia vital necessária para se viver o hoje, o único momento que se pode intervir e fazer algo de concreto por você: semear os sonhos, recomeçar do zero, continuar o que foi interrompido, dar-se uma nova chance, enfim, uma série de infinitas possibilidades de acontecimentos.

Mas tem que ser a partir de hoje, ou melhor, agora, pois, como dizia o filósofo grego,Heráclito: “Nunca banharemos da mesma água”.

(Hélio Arakaki - Educador, escritor, orientador espiritual...e acima de tudo, meu grande e querido amigo)
www.muryokan.com.br contato@muryokan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário